No século XIX, a Democracia Cristã estava presente na Europa como uma corrente filosófica que unia a justiça e a liberdade, através da solidariedade e determinava a pessoa como centro do processo político social.
No ano de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, o Partido Democrata Cristão foi fundado na Itália por Alcide de Gásperi e alicerçado nessa filosofia, se destacou por ser uma das principais resistências ao nazismo na Europa.
Ao fim da Segunda Guerra Mundial Alcides de Gásperi e Konrad Adenauer da Alemanhã, formularam uma nova Doutrina Política chamada de Democracia Cristã. Fundamentada na democracia e nos valores Liberdade, Justiça e Solidariedade do Cristianismo.
A Democracia Cristã esteve no poder da Alemanha Ocidental durante a maior parte da existência do país, sendo notado por conquistar a confiança dos seus eleitores ao realizar ações que beneficiam a população como um todo. Os governos de Konrad Adenauer, Ludwig Erhard e Kurt Georg Kiesinge, totalizaram 20 anos de governo ininterruptos. O chanceler Helmut Kohl, liderou a unificação da Alemanha e permaneceu mais oito anos no poder.
Após um período de treze anos, Angela Merkel, atualmente considerada como a maior líder política da Europa, foi eleita a chanceler da Alemanha. Estendendo a dominância da Democracia Cristã no país por mais 16 anos. Conhecida por enfrentar diversas crises desde o início de sua gestão e solucioná-las assertivamente, Merkel encerra seu mandato em meio à pandemia do Covid-19 colecionando o recorde de 90% aprovação da população alemã.
No Brasil o Partido Democrata Cristão (PDC) foi fundado em São Paulo no ano de 1945, por Cesarino Júnior, professor de Direito da USP e outros companheiros, se baseando nos ideais da Doutrina de Adenauer e Gásperi.
A Democracia Cristã se difundiu rapidamente no Brasil, lançando nomes como Jânio Quadros, Franco Montoro, José Richa e Nelson Marchezan. O atual Presidente Nacional da Social Democracia Cristã no Brasil, José Maria Eymael, ingressou no partido no ano de 1962, em Porto Alegre (RS).
Em 1993, o PDC se tornou uma das principais forças políticas no Brasil. Após resistência a uma fusão com o Partido Democrata Social (PDS) no ano de 1995, José Maria Eymael liderou Democratas Cristãos de todo Brasil fundando o Partido Social Democrata Cristão (PSDC).
Em fevereiro de 2013, o partido identificou o forte sentimento de inconformidade da sociedade em relação à corrupção, violência e má qualidade dos serviços públicos. E lançou no processo político brasileiro a mensagem da Inconformidade. Em junho do mesmo ano a Inconformidade já pressentida em fevereiro explode nas ruas do País e o povo brasileiro redescobre sua força e se reencontra com a esperança.
Na última reforma política o partido se transformou na Democracia Cristã e concorrerá em nível nacional, apresentando pré-candidatos a governadores, deputados federais e estaduais e senadores, em todos os estados. Baseado nos valores pregados pela União Democrata Cristã da Alemanha, o partido pretende transformar o Brasil.
No Distrito Federal, o destaque é o lançamento da pré-candidatura do Professor Lucas Salles a governador de Brasília. Responsável por coordenar a comunicação da campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018, Lucas busca ser um agente de transformação no estado.
“Vamos construir o projeto DF Melhor Para Todos que vai resgatar a inspiração de JK, em sintonia com o conceito contemporâneo de Smart City. Vamos colocar as pessoas verdadeiramente no centro das nossas ações, de forma que possamos ouvir e decidir juntos. Convido todos que querem um DF melhor de verdade para fazer parte desse projeto que é o único realmente diferente para 2022”, destacou Lucas, que surge como esperança para aqueles que acreditam em um governo justo e leal a população.